segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O SER POLÍTICO


Manuela Lira - Jornalista


Nunca os brasileiros, estiveram tão alienados politicamente, como agora. Já lutamos, pelo fim da ditadura, já pintamos as caras para provocar um impeachment,  o que nos parece é que atualmente não nos sentimos capazes de mudar ou ao menos evitar processos políticos decadentes em nossa sociedade.
Na realidade,   se pararmos para pensar  não nos comportamos de fato, como cidadãos empoderados politicamente pela cidadania. E esse poder que  todos temos em comum de mudar a história é  independente de raça, credo, classe social  ou orientação  sexual.  
O  pensar, que por excelência nos distinguiria das outras espécies animais e que nos coloca na  condição  social de seres capazes de viver em sociedade, regido por regras e normas alimentadas  por uma estrutura  denominada de Política nos traz conseqüentemente a responsabilidade da atuação ou alternância da ordem social comum aos homens.
No entanto, o brasileiro enquanto ser político acredita usufruir da cidadania apenas no ato do voto, mas o que na realidade acontece é  um simples uso  de direito ou dever do que lhe é garantido pelo regime democrático.
Nesse contexto, muitas vezes o cidadão comum confunde uma simples participação na democracia com uma atuação na  Política. O ser político, nada mais é do que o motivador em potencial de melhorias das estruturas arcaicas na  qual ele   pertença ou conviva em um determinado ambiente, seja em nível local, regional, nacional e até internacional. Pois o ser político é aquele que esteja onde estiver  usufrui de um grau de consciência crítica que é incapaz de se  corromper e   de  ser corrompido.  
Esse ser político está em vários lugares e situações, nos lares, ruas, avenidas, nas instituições burocráticas ou não.  O homem que acredita na integridade humana, no respeito ao diferente e no progresso da coletividade, é um ser libertador segundo Aristóteles, logo é um ser político.

 Manuela Lira é jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário